Grandezas e Medidas
Objetivos:
-Explorar a noção de grandeza
através da comparação entre: pequeno/grande; alto/baixo.
-Associar as
grandezas e medidas ao seu cotidiano.
-Caracterizar a importância das
medidas e grandezas na sua vida.
-Proporcionar atividades como misturar, bater, enrolar, abrir
embalagens, etc. desenvolve a coordenação motora.
Duração:
Atividade sobre grandeza: 15 minutos.
Atividade sobre medida: 20 minutos para o preparo e 10 minutos para finalização.
Desenvolvimento:
1° Atividade: O Tamanho do
Barbante.
1° Momento: O professor medirá cada
aluno com o barbante. Ele pegará 3 barbantes por criança e os colocará
separados na quadra. Desse modo, estarão formados 3 grupos de barbantes.
2° Momento: Servira de exemplo, o
professor o organizará do maior para o menor com os alunos. Logo depois,
dividirá a turma em 2 e cada grupo ficará com barbantes com do tamanho de cada
aluno.
3° Momento: O grupo que reproduzir mais rápido a ordem dos barbantes que foi
montada anteriormente vencerá.
Recursos Utilizados: Um rolo de barbante.
Espaço: Quadra
2°Atividade: Atividade culinária (receita de brigadeiro).
1°Momento: Distribuir
os alunos para que todos tenham a melhor visualização e possam participar, pela
mesa.
2°Momento: Apresentar
cada ingrediente e a partir disto, explicando os diferentes modos das unidades
de medida, citando a quantidade dos ingredientes como: litro, colher, xícara e
etc.
3°Momento: Com a
participação dos alunos, começar o preparo com alunos sempre explorando a
importância deste conhecimento para sua vida cotidiana.
4°Momento: Logo
após o cozimento do brigadeiro e a espera pelo esfriamento do alimento, dividir
entre as pequenas poções para que possam enrolar e colocar na forma
possibilitando a participação de todos.
5°Momento: Servir
aos alunos o brigadeiro feito pelos mesmos.
Recursos Utilizados: Material da receita culinária de brigadeiro.
Utensílios de cozinha para o preparo.
Luvas e tocas para higienização.
Avaliação:
Observar e identificar a assimilação das atividades propostas.
Através do nível de entendimento dos alunos observar se conseguirão compreender
a utilização do tema em seu cotidiano e se conseguiram acompanhar as
atividades.Se houve participação por todos os alunos em todas as atividades
desenvolvidas.
boa ideia da receita
ResponderExcluirEnteressante o plano de aula
ResponderExcluir