segunda-feira, 21 de abril de 2014

Plano de Aula: Educação Infantil - Grandezas e Medidas


Grandezas e Medidas

Objetivos:

-Explorar a noção de grandeza através da comparação entre: pequeno/grande; alto/baixo.

-Associar as grandezas e medidas ao seu cotidiano.

-Caracterizar a importância das medidas e grandezas na sua vida.

-Proporcionar atividades como misturar, bater, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolve a coordenação motora.

 

Duração:

   Atividade sobre grandeza: 15 minutos.

    Atividade sobre medida: 20 minutos para o preparo e 10 minutos para finalização.

 

Desenvolvimento:

1° Atividade: O Tamanho do Barbante.

1° Momento: O professor medirá cada aluno com o barbante. Ele pegará 3 barbantes por criança e os colocará separados na quadra. Desse modo, estarão formados 3 grupos de barbantes.

2° Momento: Servira de exemplo, o professor o organizará do maior para o menor com os alunos. Logo depois, dividirá a turma em 2 e cada grupo ficará com barbantes com do tamanho de cada aluno.

3° Momento: O grupo que reproduzir mais rápido a ordem dos barbantes que foi montada anteriormente vencerá.

Recursos Utilizados: Um rolo de barbante.

Espaço: Quadra

 

2°Atividade: Atividade culinária (receita de brigadeiro).

 

1°Momento: Distribuir os alunos para que todos tenham a melhor visualização e possam participar, pela mesa.

2°Momento: Apresentar cada ingrediente e a partir disto, explicando os diferentes modos das unidades de medida, citando a quantidade dos ingredientes como: litro, colher, xícara e etc.

3°Momento: Com a participação dos alunos, começar o preparo com alunos sempre explorando a importância deste conhecimento para sua vida cotidiana.

4°Momento: Logo após o cozimento do brigadeiro e a espera pelo esfriamento do alimento, dividir entre as pequenas poções para que possam enrolar e colocar na forma possibilitando a participação de todos.

5°Momento: Servir aos alunos o brigadeiro feito pelos mesmos.

 

Recursos Utilizados: Material da receita culinária de brigadeiro.

                                         Utensílios de cozinha para o preparo.

                                          Luvas e tocas para higienização.

 

Avaliação:

Observar e identificar a assimilação das atividades propostas. Através do nível de entendimento dos alunos observar se conseguirão compreender a utilização do tema em seu cotidiano e se conseguiram acompanhar as atividades.Se houve participação por todos os alunos em todas as atividades desenvolvidas.

 

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